zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

ordenamento do território

Douro Intemporal, entre o Douro, o Côa e o Águeda
| Por Pedro Vacas


O território entre o Côa, o Águeda e o Douro Internacional corresponde a um contínuo de áreas protegidas, devido ao seu valor patrimonial. A região — fruto do contexto geográfico e histórico e do esforço recente das entidades que tutelam o património arqueológico e natural, do trabalho de investigadores dedicados à conservação da natureza e do património cultural, conjugados com a preocupação e interesse das autarquias e associações locais — conservou património arqueológico e natural cuja dimensão e relevância ditaram a criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa, do Parque Natural do Douro Internacional, da Área Protegida Privada da Faia Brava (incluída na Zona de Protecção Especial do Vale do Côa) e, recentemente, de uma estrutura cultural de acolhimento, o Museu do Côa.

Este território remete-nos para perspectivas tão arcaicas quanto contemporâneas: paisagens amplas, conservadas, e a grande arte, paleolítica e ao ar livre. Património intemporal que nos convida a reflectir sobre sábias e complexas relações entre natureza e cultura: paisagens de liberdade onde as aves rupícolas habitam escarpas gravadas há mais de 25 000 anos por mestres do traço, comunidades do Paleolítico Superior que nos legaram auroques, cabras, cavalos...

É a arte da luz. As arribas destes vales permitem-nos contemplar fauna separada no tempo por 25 000 anos e a obra de artistas separados pelos mesmos 25 000 anos. A baixa densidade populacional, já milenar, e a recente produção de conhecimentos, criaram, afinal, um território notavelmente equilibrado.

O Parque Arqueológico e Museu do Côa, o Parque Natural do Douro Internacional, os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, de Freixo de Espada à Cinta, de Pinhel e de Vila Nova de Foz Côa e a Associação Transumância e Natureza, convidam-no a viver este território.

Programa

As inscrições são limitadas.

Fonte: ICNB

Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza