zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

ordenamento do território

Japoneses planeiam ilha flutuante do futuro
| Por Pedro Vacas


Uma empresa japonesa planeia construir ilhas artificiais que serviriam de moradia à população e reduziriam em 40% as emissões de carbono. A Shimizu imagina que as mini cidades flutuantes seriam dotadas de tecnologias capazes de torná-las 100% neutras em resíduos.

O The Green Float é um conceito que envolve várias células. Cada um desses círculos teria 1 km de diâmetro, abrigando entre 10 mil e 50 mil moradores. Cada célula teria liberdade para flutuar sozinha, mas poderiam ser ligadas a outras para formar cidades maiores e até países.

The Green Float
Shimizu

No centro dessas grandes “vitórias régias” estaria o City in The Sky, um arranha céu com 1 km de altura no qual viveriam a maioria das pessoas. A torre seria cercada por pastos e florestas, permitindo a auto-suficiência em comida.

Para a construção do prédio seria usado um material super leve derivado do magnésio removido da água do mar. Cada células seria ainda dotada de um centro de reciclagem e converteria o lixo em energia.

Um sistema de lagoas de água doce cercado cada célula criaria uma diferença de pressão suficiente para evitar que as ilhas balançassem com a maré. Quanto ao perigo de tsunamis, a empresa alega que estes são um risco muito maior para quem está na costa, e não no meio do mar.

Outros sistemas de segurança incluem pára-raios nas torres e muros para conter a entrada da água.

The Green Float
Shimizu

A ideia é desenvolver a primeira célula até 2025 – e, sem dar muitos detalhes sobre as (muitas) novas tecnologias necessárias para que o The Green Float se torne realidade, a Shimizu diz estar concentrada em desenvolver os meios para tornar isso possível.

Este não é o primeiro projecto curioso proposto pela empresa. Este ano, a empresa, já propôs criar um anel de painéis solares em torno da Lua, a fim de captar energia e enviar de volta à Terra.

The Green Float
Shimizu

Fonte: Info


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

Comentários

Nome:
Jaime Maia
Comentário:
Não tenho qualquer dúvida quanto à viabilidade e interesse do projecto. O interesse do projecto é indiscutível; quanto à viabilidade, já é coisa mais séria, que necessita de tempo para ser concretizado e que provávelmente só as gerações vindouras poderão usufruir dessas tecnologias!...
25/11/2010 - 21:01:57

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza