zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

ordenamento do território

Um terço do solo português está desertificado
| Por Pedro Vacas


Um terço do solo português está degradado e em processo de desertificação, revelou hoje a Agência Espacial Europeia (ESA) com base em dados de uma monitorização feita por satélites e divulgados numa conferência das Nações Unidas.

“O projecto DesertWatch, apresentado durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, que decorreu na semana passada na Coreia do Sul, identificou o grau de desertificação em Portugal: 33% do solo está degradado”, informa a ESA no seu site.

O projecto DesertWatch é desenvolvido pela ESA e visa fazer uma monitorização e avaliação da degradação do solo, com recurso a dados de satélite.

Os satélites detetaram a desertificação de um terço de Portugal, em particular o Alentejo. Esta região “muito importante para o cultivo dos cereais” continua a sofrer um processo de degradação.

Nas conclusões apresentadas na conferência, o DesertWatch indicou ainda que quase metade do solo de Moçambique está degradado e que 19% continua a degradar-se.

A desertificação é a degradação do solo nas regiões áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas. É causada principalmente pelas atividades humanas e pelas variações climáticas já que os ecossistemas das terras secas são extremamente vulneráveis à sobre-exploração, ao uso inapropriado da terra e às secas.

Fonte: Rádio Ocidente


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza