zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

resíduos

Armazenar CO2 no mar, com segurança
| Por Pedro Vacas


Para não comprometer a biodiversidade marinha, investigadores japoneses estudam tecnologias para sequestrar e armazenar CO2 nos oceanos – mais especificamente no mar e nas rochas -, com o objetivo de mitigar mudanças climáticas

Tetsuya Suekane, investigador da área de engenharia da Universidade de Tokushima, falou sobre o projeto-piloto que realiza de injeção de CO2 dentro de formações geológicas e em aquíferos. O processo de hidratação de gases foi explicado por Toru Sato, do Departament of Ocean Technology Policy and Environment da Universidade de Tóquio. O especialista disse, entretanto, que nessas tecnologias o maior cuidado é para que não haja a acidificação das águas do mar.

Para Masahiko Ozaki, da mesma instituição, em todos os processos a conservação da biodiversidade marinha é primordial. Na sua linha de pesquisa, trata do transporte de CO2 por navios, para que seja armazenado a mais de 300 km da costa.

As possibilidades de comprometimento da vida nos oceanos com níveis excessivos dos gases são inúmeras, de acordo com Jun Kita, do Research Institute of Innovative Technology for the Earth – Marine Ecology Research Institute. Pode haver desde calcificação de fitoplanctons, moluscos e corais a distúrbios em peixes.

Segundo Kazuo Nishimoto, diretor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, da Poli/USP, esses intercâmbios são importantes para se estabelecer métodos de combate ao aquecimento global.

Fonte: P.S.


Publicidade

buyonfuture.com


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza