zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

resíduos

Campanhas para reciclar telemóveis
| Por Pedro Vacas


Reciclar os telemóveis permite reutilizar as peças para elaboração de novos aparelhos. Em Espanha, trata-se de uma prática que favorece o meio ambiente e que se tem tornado numa prática social. Em 2004, as associações Cruz Vermelha, EntreCulturas e Alboa puseram em marcha uma campanha de reciclagem solidária que se mantem activa devido ao seu êxito.

Esta iniciativa animou outras ONG para desenvolver campanhas idênticas e que revelaram novas formas de solidariedade. As receitas provenientes da reciclagem dos telemóveis destinam-se a projectos de desenvolvimento.

Cada vez que muda de telemóvel, é frequente que os antigos se acumulem em casa, sem utilidade. As campanhas de reciclagem têm o objectivo de contrariar esta tendência, o que nem sempre acontece. Agora, contam com novos aliados: as ONG.

Em 2004, a Cruz Vermelha espanhola, a Entreculturas e a Alboan iniciaram a campanha de reciclagem “Doa o teu telemóvel”, que tinha como objectivo: destinar os ganhos feitos, através da reutilização dos telemóveis, para projectos humanitários, sociais e educacionais e promover a reutilização e reciclagem dos telemóveis, favorecendo a conservação do meio ambiente.

Para fazer chegar os telemóveis às instituições, foram criados sacos–envelopes para guardar os aparelhos e depositá-los, sem qualquer custo, numa estação dos correios ou enviá-los directamente para as entidades.

Os aparelhos que ainda estão a funcionar são reutilizados em países como o Quénia, Gana e Sri Lanka, enquanto que os restantes são desmontados e as suas peças são recicladas. As receitas que se obtêm através da reciclagem são repartidas pelas ONG, que decidem em que projectos as vão aplicar.

fonte: pelanatureza.pt


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

Comentários

Nome:
madalena Alves
Comentário:
ola chamo-me madalena alves e estou a visitar saites sobre a natureza de modo a que possamos ajudar ainda mais.Gostava de pedir às pessoas que visitassem mais sites destes e que ajudem a destuir por completo a camada de ozono...Estou no 6º ano e de momento ando a pesquizar masi coisas sobre a camada de ozono...Obrigado pela vossa atenção em ler este meu concelho/pedido.bjx da madalena Alves da escola d:Fernando II
26/02/2010 - 09:25:36
Nome:
pelanatureza.pt
Comentário:
Exmos Senhores,

Desde já agradecemos o vosso contacto.

Vimos por este meio informar que a campanha descrita no site pelanatureza.pt refere-se a Espanha, colocámos a notícia de modo a incentivar causas como essas. Nós em pelanatureza.pt não fazemos parte da campanha.

Contudo estivemos a investigar e descobrimos que a Universidade do Porto, juntamente com a AMI têm um projecto semelhante, poderão saber mais através do link: http://www.fe.up.pt/si/noticias_geral.ver_noticia?P_nr=4096.

Melhores cumprimentos,
Equipa pelanatureza.pt
04/02/2010 - 15:52:46
Nome:
Alunos do curso EFA_escola D.Afonso III Vinhais
Comentário:
Somos um grupo de alunos do curso EFA,educação e formação de adultos, da Escola D.AfonsoIII -Vinhais.
No âmbito de uma actividade integradora, no dominio das TIC, tomamos conhecimento da campanha de recolha de telemoveis apartir do vosso site.gostariamos de contribuir para a vossa causa .agradecendo desde já mais informação para que a nossa escola possa contribuir enquanto local de recepcção de telemoveis.Assim aguardamos resposta da vossa parte para concretizarmos a nossa causa.

Com os melhores cumprimentos.
03/02/2010 - 20:38:42

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza