Cascais instala 465 novas ilhas ecológicas

Em Setembro, a EMAC – Empresa de Ambiente de Cascais vai iniciar uma nova fase de colocação de Ilhas Ecológicas no Concelho de Cascais, com a instalação de 465 novos contentores subterrâneos que aumentarão em 274% e 40% a capacidade de recolha de resíduos recicláveis e indiferenciados, respectivamente.
O projecto, no âmbito do processo de modernização do sistema de deposição de Resíduos Urbanos (RU), prevê a colocação do equipamento envolvendo um investimento superior a 2,5 milhões de euros, dos quais cerca de 675 mil serão co-financiados pelo Programa Operacional Regional de Lisboa (POR Lisboa), no que se refere à recolha de resíduos recicláveis.
Este projecto, desenvolvido pela EMAC, insere-se, ainda, no Eixo III do PERSU II (Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos) - Qualificação e Optimização da Gestão de Resíduos - na medida em que prevê o reforço dos sistemas ao nível de infra-estruturas e equipamentos necessários a uma gestão integrada de resíduos.
Depois de instalados, os novos contentores subterrâneos, dos quais 107 para Cartão, 107 para Plástico, 107 para Vidro e 144 para os resíduos indiferenciados, permitirão retirar da via pública cerca de 350 contentores do lixo e cerca de 240 ecopontos, promovendo uma melhor circulação de peões nas vias actualmente ocupadas.
Para Rui Libório, presidente da EMAC, “com a instalação das Ilhas Ecológicas, continuamos a apostar na requalificação do espaço urbano e na melhoria da qualidade de vida dos Munícipes, sempre no quadro da estratégia de Desenvolvimento Sustentável do Concelho. Por outro lado, permite à EMAC a prossecução das orientações Europeias no sentido de nos tornarmos uma Sociedade da Reciclagem”.
São várias as vantagens, ambientais e económicas, que este sistema subterrâneo apresenta para o Concelho. Além de insonorizado e isolado, é mais higiénico, uma vez que impede a libertação de odores, e não comporta o impacto visual como o provocado pelas actuais baterias de contentores.
As Ilhas Ecológicas também possuem um período de vida útil mais longo do que o dos contentores tradicionais, além de serem mais funcionais, permitindo uma recolha segura e cómoda de RU (selectivos e indiferenciados) e melhor enquadramento no meio urbano. Exigem ainda uma menor manutenção, o que permite optimizar os circuitos de recolha e a gestão da frota, reduzindo o consumo e desgaste das viaturas.
Na escolha dos locais para instalação das Ilhas Ecológicas foram considerados alguns factores fundamentais, como a existência de grandes zonas comerciais e a densidade populacional, o acesso fácil das viaturas de recolha, a inexistência de infra-estruturas subterrâneas e a largura dos passeios e das vias. Até ao momento, os equipamentos instalados já provaram o seu bom funcionamento.
fonte: EMAC



















