China pretende reciclar 70% dos resíduos até 2015
| Por Pedro Vacas

Em movimento para impedir os impactos ambientais, a China vai colocar em prática um sistema completo e avançado para reciclar 70% dos resíduos produzidos no país, até 2015.
O sistema deve caracterizar uma rede completa de recolha de resíduos, com tecnologias avançadas, bom funcionamento, classificação e padrão de gestão. Os resíduos de produtos importantes incluem: metal, papel, plástico, vidro, pneus, carros e aparelhos eletrónicos.
"É extremamente urgente que se estabeleça um sistema. A ausência disto não só impede a reciclagem dos recursos, mas também representa uma ameaça iminente para o ambiente", divulgou a agência de notícias oficial do governo - Xinhua.
Para acelerar a construção do sistema, as diretrizes incentivam um amplo conjunto de investimentos em prol da iniciativa. Segundo a agência, as pequenas e médias empresas, bem como os trabalhadores de saneamento individuais, devem ser empregados para realizar o trabalho de recolha, acrescentando que as políticas favoráveis em termos de financiamento e uso da terra também estarão disponíveis.
No 12º Plano Quinquenal (2011-2015), a China prometeu construir uma economia circular através de um padrão de desenvolvimento sustentável, além de promover energia e conservação dos recursos e redução de emissões.
Em 2009, a China reciclou 140 milhões de toneladas de resíduos, resultando em 500 biliões de yuans, de acordo com um comunicado do Ministério do Comércio chinês.
Fonte: Ciclo Vivo
Publicidade