zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

saúde e bem estar

10% dos casos de cancro em homens são atribuíveis ao álcool
| Por Pedro Vacas


Uma pesquisa publicada na revista científica British Medical Journal (BMJ) revelou que cerca de 10% dos casos de cancro em homens e de 3% em mulheres são atribuíveis à ingestão de álcool. O estudo foi divulgado dia 7 de abril, véspera do Dia Mundial de Combate ao Cancro, celebrado nesta sexta-feira, dia 8.

A pesquisa foi feita em oito países europeus e avaliou 363.988 homens e mulheres que responderam a um questionário sobre a sua alimentação e ao seu estilo de vida. Eles responderam a questões como a quantidade de álcool ingerido, a frequência e o tipo de bebida consumida no momento em que foram consultados e nos 12 meses anteriores.

Os resultados mostraram que pelo menos 40% dos casos de cancro atribuíveis à ingestão de álcool dão-se em indivíduos que superam habitualmente os limites recomendados de consumo diário de bebidas alcoólicas.

Para o epidemiologista alemão Madlen Schütze, responsável pelo estudo, a diminuição da ingestão de álcool ajudaria na queda dos casos da doença. "Os dados revelam que muitos casos de cancro poderiam ter sido evitados se o consumo de álcool se limitasse às recomendações de muitas organizações de saúde. E evitar-se-ia muitos mais casos se as pessoas reduzissem a ingestão de álcool para abaixo desses limites, ou inclusive parassem de beber", afirma.

A pesquisa foi realizada na França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Grécia, Alemanha e Dinamarca e teve como base as estimativas de risco de um estudo sobre cancro e nutrição (Epic) realizado entre 1992 e 2000 com 520 mil pessoas com idades entre 35 e 70 anos escolhidas ao acaso em dez países europeus e nos dados sobre consumo de álcool da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: www.ecod.org.br


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza