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saúde e bem estar

Alimente a memória
| Por Pedro Vacas


E habitualmente culpamos não só o passar do tempo, mas também a agitação do dia-a-dia, o stress. Mas serão os únicos culpados?

Sabe que a forma como se alimenta também tem impacto sobre a sua saúde e capacidade mental, podendo afectar a clareza do pensamento, concentração, reflexos e até a velocidade com que o cérebro envelhece? É verdade. Uma boa alimentação com uma adequada ingestão de nutrientes é fundamental para o seu bom desempenho.

Se quer ajudar a sua memória, deve privilegiar o consumo de peixes como o salmão, o atum, a sardinha ou a cavala, uma vez que são peixes ricos em ácidos gordos ómega-3, responsáveis na regeneração das membranas que envolvem os neurónios. Deve também incluir na sua dieta ovos, pois a gema contém colina, um nutriente precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória e ainda fornece diversas vitaminas do complexo B, nomeadamente a tiamina, a niacina e o ácido fólico. Os alimentos antioxidantes, como os legumes, frutos e vegetais, também auxiliam na memória, já que ajudam a prevenir o envelhecimento das células, contribuindo para a boa saúde e vascularização do sistema nervoso.

O azeite é também uma excelente escolha para quem deseja ter uma memória mais activa, não só pela sua riqueza em ácidos gordos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas, mas também pela presença de polifenóis e da vitamina E, antioxidantes que exercem efeito neuroprotector.

O importante, já que todos os nutrientes têm importância para o cérebro, é fazer uma alimentação variada, completa e equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários.

Se gosta de comer fruta, pode saciar esse prazer enquanto ajuda a memória, e, nesse caso, opte por ingerir mirtilo, amora, framboesa, cereja preta, morango, uvas e abacate. Além dos vegetais, não se esqueça também de outros alimentos de grande valor nutricional para o cérebro: a beterraba, cenouras, tomates, nozes e avelãs.

Fonte: Selecções


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