zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

saúde e bem estar

Cidades ocultas: um relatório sobre as desigualdades na saúde
| Por Pedro Vacas


A OMS publicou o documento "Cidades ocultas: desmascarar e superar as desigualdades de saúde em ambientes urbanos" com o UN-HABITAT – Programa das Nações Unidas para a Ocupação Humana. O relatório foi lançado no Fórum Global de Urbanismo e Saúde, na semana passada, no Japão, como parte da campanha do Dia Mundial da Saúde da OMS 2010.

O relatório apresenta uma avaliação abrangente das raízes sociais, económicas e físicas das desigualdades de saúde nas cidades e demonstra que os dados desagregados podem ajudar a revelar desequilíbrios relacionados com a saúde. Entre outras fontes, o relatório baseia-se na experiência do Escritório Regional da OMS para a Europa em trabalhar com os governos locais sobre a saúde e a equidade em saúde nas políticas locais em redes de cidades saudáveis.

Embora os residentes urbanos tendam a ter maior acesso aos serviços sociais e de saúde do que as suas contrapartes rurais, existem enormes disparidades entre as pessoas que vivem na mesma cidade no que toca à saúde. A rápida urbanização em países de altos e médios rendimentos não só causa preocupações com riscos ambientais e infra-estruturas de saúde inadequadas, mas também leva a uma concentração das populações mais velhas nas cidades.

As políticas de saúde têm de responder a esta evolução demográfica para garantir a equidade na saúde urbana para todas as faixas etárias.

Fonte: Portal da Saúde


Publicidade



Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza