Estudo comprova benefícios da dieta mediterrânea
| Por Pedro Vacas

Seguir uma dieta mediterrânea com suplementos de azeite virgem ou com frutos secos permite reduzir em 52% o risco de diabetes tipo 2. Assim como uma dieta baixa em gorduras vegetais e animais pode prevenir acidentes cardiovasculares.
Assim demonstra o estudo “Prevenção com Dieta Mediterrânea” desenvolvido por investigadores do Centro de Investigación Biomédica en Red-Fisiopatología de la Obesidad y la Nutrición (CIBERobn).
No estudo, publicado na revista “Diabetes Care”, que fizeram parte 418 pessoas não diabéticas com idades compreendidas entre os 55 e 80 anos, foram divididos aleatoriamente em três grupos de intervenção previamente definidos.
Um dos grupos seguiu uma dieta baixa em gorduras, outro uma dieta mediterrânea suplementada com azeite e o terceiro grupo seguiu uma dieta mediterrânea com suplementos de nozes.
Depois de quatro anos de acompanhamento, os investigadores espanhóis, coordenados pelo professor Jordi Sala, comprovaram que os 2 grupos que tinham uma alimentação mediterrânea tiveram 50% menos probabilidade de ter diabetes, “algo que só pode ser explicado pela comida ingerida”, refere o professor, já que durante o estudo não foi observada diferenças na perda de peso entre os três grupos de estudo.
Publicidade
fonte: consumer.es