16 ºC
8 ºC
Máx
Min

zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

saúde e bem estar

Frutos ajudam a garantir saúde do cérebro em idosos


Frutos como açaí, morango e uva-do-monte (Billberry) podem ajudar a garantir a saúde do cérebro nas pessoas idosas, segundo estudo divulgado no 240º Encontro Nacional da Sociedade Química dos Estados Unidos.

Os alimentos activam um mecanismo de defesa do órgão, que limpa e recicla proteínas tóxicas ligadas a problemas mentais como perda de memória.

Com base em pesquisas anteriores que já apontavam o declínio da capacidade do corpo do idoso em evitar inflamações e processos de oxidação danosos, o trabalho apresentado pelo cientista Shibu Poulose mostra como as pessoas estão sujeitas a doenças degenerativas no cérebro com o passar dos anos.

Para realizar a acção contra inflamações e oxidações, as frutas oferecem compostos polifenólicos, também encontrados em vegetais e nozes. Em estudos anteriores, os investigadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos disse que já havia resultados positivos em testes com ratos, alimentados durante dois meses com dietas contendo 2% de frutos como morango e mirtilo.

Nos roedores, o efeito foi o da recuperação de nervos e de padrões de comportamento ligados a actividades de aprendizagem e reconhecimento.

As células responsáveis pela operação de limpeza no cérebro são conhecidas como micróglia. Elas removem e reciclam substâncias que, ao contrário, atrapalhariam as funções cognitivas do cérebro. Poulose acredita que, com o tempo, essas estruturas deixam de funcionar correctamente, transportando acúmulo de toxinas. O corpo passa a exigir mais das células, que começam a lesar o órgão.

Para o cientista, os compostos polifenólicos de alguns frutos restauram a capacidade das micróglias ao bloquear a acção de uma proteína que inibe o mecanismo de operação de limpeza do cérebro.

fonte: ambienteb


Partilhe:




Comentários

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

Fevereiro 2012
S T Q Q S S D
30 31 01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 1 2 3 4

Todos os eco eventos...

   
   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza