zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

saúde e bem estar

Luta contra o cancro
| Por Pedro Vacas


Quando se trata de cancro, os testes de triagem, como a mamografia, aparecem em primeiro lugar. Mas muitas pessoas não percebem que a biopsia – na qual uma pequena amostra de tecido suspeito é analisada para determinar se a doença está presente e qual o tratamento que é necessário fazer – é a chave para obter os melhores cuidados.

Infelizmente, os erros podem afectar até 15% das biopsias, de acordo com um estudo recente.

Especialistas explicam alguns passos que podem ajudar a garantir que a sua biopsia é vista convenientemente:

Informe-se sobre o laboratório de patologia que vai examinar a amostra, defende Patrick Fitzgibbons, médico e porta-voz do Colégio Americano de Patologistas. «Pergunte ao seu médico quantas vezes já trabalhou com esse laboratório, se tem confiança nele. Confirme se os patologistas estão certificados; se não estiverem, peça ao seu médico para enviar a sua biopsia para outro laboratório.»

Descubra se o seu hospital ou clínica tem uma equipa médica que analise estes casos num plano multidisciplinar, defende Fitzgibbons. Segundo ele, essas discussões já levaram a melhorias no tratamento de cancro.

Pense em obter uma segunda opinião. Muitas vezes, os seguros cobrem essa opção. «Se um tratamento proposto vai mudar a sua vida, deve isso a si mesmo para se certificar de que o diagnóstico é correcto», diz Pamela Gallin, médica e autora do livro Como Sobreviver ao Tratamento Médico.

Fonte: Selecções


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

Comentários

Nome:
Joana Trindade
Comentário:
Viva!

Depois de ler este artigo, tomo a liberdade de deixar, para quem necessite, o contacto de uma instituição portuguesa que se dedica à disponibilização de Pareceres Médicos e Segunda Opinião Médica para situações de dúvida na saúde:

Best Medical Opinion - Pareceres Médicos
213 507 000
www.bmop.pt


Boa saúde!

Joana Trindade
11/01/2011 - 14:16:25

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza