15 ºC
5 ºC
Máx
Min

zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

saúde e bem estar

Proteína da banana pode prevenir transmissão sexual da Sida


Segundo os investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a lectina BanLec é um inibidor natural do HIV "tão potente quanto as duas das principais drogas utilizadas actualmente no tratamento da doença".

A pesquisa publicada na mais recente edição da revista especializada Journal of Biological Chemistry explica que o BanLec bloqueia a acção do vírus HIV antes que ele se possa fixar às células sanguíneas.

As lectinas como a BanLec têm despertado interesse cada vez maior dos investigadores justamente por serem uma classe de proteína que se liga a hidratos de carbono e é capaz de identificar invasores. Assim, quando um vírus aparece, ela pode ligar-se a ele impedindo a propagação de infecções.

No caso do HIV, a BanLec pode ligar-se à cobertura rica em hidratos de carbono do vírus e bloquear a sua propagação no corpo humano. A pesquisa defende ainda que, por sua forma de acção, a BanLec pode oferecer uma "protecção mais ampla".

"O problema com algumas das drogas anti-HIV é que o vírus pode sofrer mutações e tornar-se resistente, mas isso é muito mais difícil na presença das lectinas. Elas podem-se ligar aos hidratos de carbono presentes em diversas partes da cobertura do HIV, e isso presumivelmente exigirá múltiplas mutações para que o vírus consiga livrar-se delas", explicou Michael Swanson, um dos autores do trabalho.

Os cientistas de Michigan defendem que a descoberta de novas formas de prevenção e controle da Sida são essenciais, justamente porque a cada duas pessoas que adquirem acesso ao tratamento, cinco contraem o vírus.

Nesse contexto, o uso de um microbicida à base de BanLec, em forma de gel ou creme a ser espalhado nos órgãos sexuais masculino e feminino, pode ser um grande ganho no combate à disseminação da Aids.

Mas o grupo de Michigan enfatiza que ainda levará anos até que o uso clínico do BanLec seja possível.

fonte: G1


Partilhe:




Comentários

Nome:
Jaime Neto
Comentário:
O SIDA esta a matar muita gente no mundo, particularmente nos paises africanos onde a maior pobreza dos povos existe. Vamos encontrar formas mais simples e baratas para salvar as pessoas senao as nossas economias vao sucumbir a cada dia. Vamos salvar o mundo e parabens por olhar para uma fruta que todo o mundo consome e gosta e pode ser solucao para o bem estar futuro dos povos do mundo.
Cumprimentos

J. Neto
18/03/2010 - 21:23:03

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

Fevereiro 2012
S T Q Q S S D
30 31 01 02 03 04 05
06 07 08 09 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 1 2 3 4

Todos os eco eventos...

   
   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza