Sangue azul
| Por Pedro Vacas

É uma nova ameixa desenvolvida pelo Departamento de Indústrias Primárias (DIP) de Queensland, Austrália, e que é tida como uma superfruta!
A pele escura e o roxo-carne da pele estão carregados com antocianina, o antioxidante que dá a cor aos frutos silvestres.
«Esta ameixa tem mais do dobro dos antioxidantes presentes nas ameixas roxas e vermelhas e cinco a dez vezes mais que as ameixas amarelas», garante Dougal Russell, técnico do DIP. Cada exemplar da «Rainha Preciosa» contém cerca de 250 mg de antocianina – a dieta típica ocidental contempla «apenas» 100 a 200 mg de antocianinas por dia.
Nos testes feitos, a ameixa foi transformada em sumo, fruta seca enlatada e em antioxidante em pó, ou seja, permite uma utilização ao longo de todo o ano. Até porque, enquanto fruta fresca, ainda não está disponível nos mercados.
Os estudos sugerem que as ameixas podem ser a melhor fruta para fortalecer os nossos ossos. Em estudos com animais, as ameixas secas não só impediram a perda óssea, como também inverteram o processo.
Estudos preliminares a mulheres em período pós-menopausa sugerem que as ameixas podem ter o mesmo efeito em seres humanos.
O que as torna tão especiais? As ameixas são ricas em antioxidantes que combatem doenças, são ricas em boro, potássio e vitamina K – todos elementos importantes para a saúde dos ossos.
Publicidade
fonte: seleccoes.pt