zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

saúde e bem estar

Vacinas e higiene evitariam mortes prematuras
| Por Pedro Vacas


A diarreia é a causa de uma em cada cinco mortes de crianças no mundo e a obtenção de vacinas para a África e a Ásia poderia ajudar a salvar muitas vidas, afirmaram duas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), na passada Quarta-feira.

Por volta de 1,5 milhão de crianças morrem de diarreia todos os anos, mais do que a SIDA, a malária e o sarampo juntos. Apesar disso, apenas 39 por cento das crianças com diarreia nos países desenvolvidos recebem o tratamento correcto, afirmaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) num relatório.

Vacinações contra o rotavírus (a principal causa de gastroenterite severa, com vómitos e diarreia) em bebés e crianças, assim como saneamento básico e o tratamento adequado para hidratação ajudariam a solucionar o problema.

O rotavírus causa cerca de 40 por cento dos internamentos por diarreia em crianças até 5 anos em todo o mundo, de acordo com o relatório, e a vacinação foi recomendada para todos os programas nacionais de imunização.

Apenas alguns países, em grande parte os mais ricos e desenvolvidos, incluem a vacina contra o rotavírus no calendário normal de vacinas infantis, mas a OMS está a trabalhar para disponibilizar duas vacinas.

"A aceleração de vacinação na África e na Ásia, onde o problema do rotavírus é maior, precisa tornar se uma prioridade internacional", afirma o relatório.

O texto ainda diz que duas bases do tratamento da diarreia ( suplementos de zinco e sais de hidratação oral) ainda são difíceis de obter em diversos dos países mais pobres.

Mais de 80 por cento das mortes infantis em decorrência da diarreia ocorrem na África e no sul da Ásia e apenas 15 países contabilizam quase três quartos de todas as mortes por diarreia entre crianças de até 5 anos anualmente. A Índia tem o maior número anual de mortes: 386.600.

fonte: pelanatureza.pt


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza