zona de empresas registar empresa

turismo e lazer

+ eco info

◀ voltar atrás

Turismo

As preocupações ambientais estão cada dia mais presentes no nosso quotidiano.

Do conceito de sustentabilidade, surge a preocupação de criarmos um turismo que não comprometa as gerações futuras e deste modo melhorar o território que serve de suporte à coabitação e a que todos pertence.

Um novo conceito de Turismo, está a preocupar-se com:

• Conservar a natureza
• Minimizar o impacto do ser humano na natureza
• Organizar e promover turismo na natureza

Tendo consciência destes factores surge-nos vários tipos de turismo que revolucionaram a ideia do turista do tempo dos nossos avós.

Para um melhor entendimento, damos a conhecer novos conceitos de fazer turismo:

Agroturismo, modalidade praticada no meio rural, por agricultores familiares dispostos a compartilhar o seu modo de vida com os habitantes do meio urbano.

Assim, o turista poderá alojar-se num espaço rural, assistir às actividades ligadas à agricultura, participar nas mesmas e ainda tem a oportunidade de apreciar os pratos típicos da zona em que está inserido.

Para os habitantes do meio rural é uma oportunidade de desenvolver negócios directos como: hospedagem, lazer e recreação, criando um desenvolvimento económico e sustentável para o meio rural e, para as instalações da indústria artesanal.

O Agroturismo surge como um estímulo à conservação ambiental e à multiplicação de espécies tanto da fauna como da flora.

Ecoturismo, é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas no seu estado natural: vida selvagem e população nativa.

Este tipo de turismo, contribui para a preservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável das populações locais melhorando assim a qualidade da vida das mesmas.

É uma modalidade de turismo em que a natureza é o principal protagonista, além da possibilidade da observação de várias espécies existentes, possibilita desfrutar da natureza.

Bioturismo convida o turista a conhecer a agricultura biológica e os produtos que dela nascem, este tipo de turismo tem a capacidade de envolver os agentes locais como: restaurantes, comercio, património natural e cultural.

Turismo aventura, movimenta turistas cujo o principal objectivo é a prática de actividades de aventura recreativa relacionadas com estilos de vida saudáveis e cria uma maior sensibilidade aos assuntos ligados à preservação da cultura e da natureza.

Este tipo de turismo compreende os movimentos turísticos decorrentes do gosto de práticas de algo diferente: desafios, risco que causam sensação de prazer, liberdade e superação pessoal.

O turismo de aventura incute comportamentos e atitudes que minimizam impactos negativos ao ambiente.

Nos Eco hotéis ou hotéis “verdes” existe a preocupação do ambiente e a poupança de energia, para tal utilizam painéis solares para aquecimento de água, redução do caudal dos chuveiros e dos lavatórios, instalação de descargas ecológicas nos autoclismos, controlo de sistema de regas, são algumas das diferenças que demarcam estas instalações.
 

 

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza