zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

turismo e lazer

Domingos na Mata
| Por Pedro Vacas


A Fundação Mata do Buçaco, em parceria com a Desafio das Letras, vai dinamizar, a partir do mês de Fevereiro, um programa de visitas à Mata Nacional do Buçaco, que se realizam no primeiro domingo de cada mês.

A primeira visita realiza-se já no próximo dia 06 de Fevereiro.

Pretende-se com esta iniciativa disponibilizar ao público em geral um programa regular de percursos pedestres que permita a divulgação dos valores naturais da Mata Nacional do Buçaco, especialmente da sua fauna e flora.

O programa propõe visitas temáticas, orientadas por especialistas, e visa a divulgação de aspectos específicos sobre a fauna, flora, habitats e curiosidades/estórias da mata e os valores naturais que alberga.

A opção por um modelo de programação contínua e regular, visa a fidelização do público-alvo, proporcionando uma animação de continuidade e a apetência para novas visitas, mais prolongadas, seja pela participação num passeio cuja temática e espaço visitado é sempre distinto dos anteriores, seja para, já sem orientação, o visitante poder fazer a visita com recurso a soluções proporcionadas através de projectos de investimento que a Fundação está a desenvolver (Guias Multimédia e Trilhos Sinalizados).

Dirigido ao público em geral o programa de animação terá por alvo as famílias, sendo os percursos de dificuldade média e destinados a serem executados por uma vasta gama de faixas etárias, desde os mais novos aos mais velhos.

Trata-se de um programa de interpretação e lazer, que não exige um esforço físico elevado e que pretende, sobretudo, promover a troca de conhecimento e informação. O número de participantes de cada percurso será limitado a um máximo de 25 pessoas. Sempre que, por procura acrescida, se verifique a necessidade de aceitar um número de inscrições mais elevado, proceder-se-á ao desdobramento da actividade, com dois passeios realizados no mesmo dia, um durante o período da manhã e outro durante o período da tarde.
Inscrições através:

domingosnamata@fmb.pt ou pelos contactos: 931147020 ou 939200733.

Preços: 15€ / adulto e 5€ / criança até aos doze anos, por inscrição prévia até à sexta-feira anterior, incluindo oferta de um mini-ecokit com vaso e sementes relacionados com a temática de cada passeio.

O pagamento é efectuado através de transferência bancária e o valor da inscrição inclui ainda entrada de veículo ligeiro na Mata Nacional do Buçaco.

Calendário Anual do Programa

Árvores Monumentais, 6 de Fevereiro
Para além de uma flora autóctone exuberante, a Mata Nacional do Buçaco alberga um arboreto com exemplares centenários, de porte notável, cuja origem remonta à época em que aqui habitavam os frades Carmelitas Descalços.
Com mais de 80 exemplares identificados e descritos, esta colecção de árvores monumentais constitui a base para um passeio destinado a conhecer as suas origens e importância.

Essências e Aromas, 6 de Março
À semelhança de outras, a flora do Buçaco é rica num conjunto de espécies cujas essências são a base de usos medicinais, condimentares e aromáticos. Além das autóctones, aqui se incluem espécies cultivadas e acarinhadas pelos monges Carmelitas Descalços, que delas usufruíam nas suas actividades. Junte-se a este passeio para descobrir algumas das espécies mais comuns e outras de maior raridade, e conhecer como utilizá-las e para que fins.

Pelos Passos da Via Sacra, 3 de Abril
Num período em que os festejos da Páscoa se aproximam, porque não aproveitar para conhecer a forma singela como os frades Carmelitas Descalços conjugaram a envolvente natural do Buçaco com a inspiração artística e religiosa no sentido de aqui instalar uma Via Crucis de características únicas no nosso país. São vinte os Passos que iremos percorrer, descobrindo algumas curiosidades sobre este Património e a mata que o envolve.

Carvalhais, 1 de Maio
Antigamente a floresta mais abundante na região, os carvalhais constituem agora pequenas relíquias que importa conservar. No Buçaco, a sua distribuição não é também muito alargada, muito embora se evidenciem pelo porte e tipo de coberto que proporcionam. Com este passeio ficaremos a conhecer os principais carvalhos aqui existentes, as espécies que os acompanham, e o que se está a fazer para os conservar.

Acácias e outras ameaças, 5 de Junho
Numa semana em que o ambiente é assunto generalizado, porque não vir conhecer as acácias e outras espécies invasoras que ameaçam os valores naturais existentes na Mata? Neste passeio iremos descobrir como surgem e se propagam estas espécies e o que fazer para combater os problemas que geram à nossa fauna e flora. E também, porque não, dar uma ajuda na conservação do Buçaco.

Fontes, minas e lagos, 3 de Julho
Entre outros aspectos, são as condições excepcionais de humidade que proporcionam a vegetação exuberante que observamos no Buçaco.
Mas essas disponibilidades de água constituem também um importante factor para a presença de fauna rara e ameaçada, especialmente alguns anfíbios, que iremos descobrir ao longo deste passeio por algumas das fontes, minas e lagos que aqui encontramos.

Vales dos Fetos e dos Abetos, 7 de Agosto
Com o Verão no seu auge, a sombra, frescura e tranquilidade que sentimos ao entrar no Vale dos Fetos e Vale dos Abetos são um conforto que convida ao lazer e descanso.
Neste passeio ficaremos a conhecer de onde provêm estes fetos de dimensões e idade fantásticas, bem como as razões pelas quais só neste vale e poucos outros locais os conseguimos propagar e conservar.

Novos ocupantes das ermidas de habitação, 4 de Setembro
Com a sua desocupação, edifícios como algumas antigas ermidas de habitação são agora refúgio para novos moradores, entre os quais diversas espécies de morcegos.
Em passeio iremos escutar estes mamíferos tão peculiares, perceber a sua importância e conhecer formas de os distinguir e observar.

Bagas, frutos e sementes, 2 de Outubro
Fechado mais um ciclo anual, o Outono é uma época de excelência na frutificação da maior parte dos nossos arbustos silvestres. Amoras e muitas outras bagas, frutos secos e várias sementes surgem nesta altura um pouco por todo o lado. Muitas delas comestíveis, algumas com propriedades que proporcionam deliciosas geleias, compotas e licores. No adeus ao Verão, vamos conhecê-las assim como as suas utilizações.

Cogumelos e outras iguarias, 6 de Novembro
Com a chegada do Outono, a manta morta que resulta da queda das folhas ganha uma nova vida, cores e sabores. Nos cogumelos silvestres há aqueles que constituem verdadeiras iguarias mas também outros bem perigosos. As diferenças entre uns e outros são por vezes tão ténues que só mesmo um especialista deve orientar a sua recolha. É com apoio de um que iremos aproveitar para conhecer esta parte tão importante da vida de uma mata.

Azevinhos centenários, 4 de Dezembro
Em época natalícia, nada mais adequado do que observar na natureza este elemento tão característico da decoração de qualquer casa que é o azevinho. Compreender a sua importância e razões pelas quais se encontra em extinção, observando exemplares com um porte inigualável são alguns dos desafios deste passeio, que não termina sem uma visita ao viveiro da Mata, onde conheceremos como dispor da sua beleza sem o ameaçar.

Fonte: FMB


Publicidade

buyonfuture.com


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza