zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

turismo e lazer

É possível viajar de forma ecológica e barata!
| Por Pedro Vacas


A forma mais fácil de poupar dinheiro e ser ecológico durante as férias é aproveitar para conhecer o habitat que nos rodeia. Desta forma, evitamos o impacto ambiental provocado pelo uso do transporte, principalmente o do veículo privado.

As vantagens do “turismo ecológico local” são várias: com o dinheiro poupado na deslocação, podemos entretermo-nos na nossa própria cidade, fazendo actividades culturais e ambientais, conhecer novos restaurantes, usufruir de oportunidades mais difíceis de alcançar durante o ano, muitas vezes devido à falta de tempo. E para isto é fácil, basta passarmo-nos por turista na nossa própria cidade.

Neste sentido, quem decidir optar por uma alternativa do género não deve pensar que será uma má escolha, pois as cidades nos dias de hoje oferecem programas culturais e ambientais e, para isso, basta despender algum tempo e explorar. De certo ficará surpreendido com as ofertas disponíveis.

Em alternativa, se quiser dedicar o seu tempo ao voluntariado, desloque-se às associações ambientais perto de si e informe-se dos programas existentes, assim poderá passar o seu tempo inserido na natureza.

Ficar em casa não é a única opção para desfrutar de umas férias ecológicas e económicas. Viajar, conhecer outros lugares, outras regiões, do seu próprio país ou de outros países, poderá resultar numa experiência muito enriquecedora.

Se optar por umas férias que necessitem de uma deslocação, pense em eleger o meio de transporte que gere menor impacto no meio ambiente. Utilizar transportes públicos, como autocarros ou comboios, é a melhor opção. Caso use o avião para distâncias mais longas, tente compensar as emissões de CO2 geradas por tal deslocação.

No momento de eleger um destino, convém evitar as ofertas convencionais de turismo e procurar outros lugares fora dos clássicos dos guias turísticos. Contactar com um amigo de uma cidade / país diferente do seu pode trazer poupanças com o alojamento e com as zonas caras e típicas para os turistas.

A Internet poderá ser uma ferramenta muito útil, pois permite informar os possíveis lugares de férias, conseguir voos baratos, conhecer pessoas com interesses comuns em qualquer parte do mundo. Deve ter atenção, pois é conveniente planear com cuidado a viagem. Assim, pode evitar percalços e poupar dinheiro.

Por outro lado, as possibilidades do voluntariado ambiental no estrangeiro dão-lhe a hipótese de fazer umas férias ecológicas e conhecer o que de mais natural esses lugares conservaram. Para tal, no site: “ The Daily Green”, poderá encontrar experiências únicas por baixas quantias.

A consciência sobre as alterações ambientais deve acompanhar-nos para os nossos destinos, pois é possível viajar de forma ecológica! Quando estiver hospedado num hotel, ou estiver num lugar em que os recursos ecológicos são escassos, tente fazer um uso sustentável da água, da energia e dos alimentos.

fonte: pelanatureza.pt


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza