zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

turismo e lazer

Flamenco é património da humanidade pela Unesco
| Por Pedro Vacas


O flamenco foi incluído na lista de património imaterial da humanidade por um comité intergovernamental da Unesco, reunido em Nairobi, assim como as torres humanas tradicionais das festas catalãs, os "castells", e a dieta mediterrânea.

O comité da Unesco decidiu incluir o flamenco, com a sua música que "expressa toda uma gama de sentimentos e estados de espírito" e a sua dança, que descreve como "de paixão e sedução", durante a sua 5ª sessão ordinária em Nairobi, informou num comunicado.

Também examinou e aceitou inscrever as outras duas propostas espanholas, que são as torres humanas típicas catalãs, os "castells", cuja técnica de formação "vem sendo transmitida tradicionalmente de geração em geração dentro de grupos", e o canto da Sibila, que é interpretado na noite de 24 de Dezembro em todas as igrejas da ilha balear de Maiorca.

A dieta mediterrânea, à base de azeite, cereais, frutas e verduras, e uma proporção moderada de carne, peixe e lacticínios, também passa a integrar a lista de património cultural imaterial, após o comité aceitar a proposta conjunta de Espanha, Grécia, Itália e Marrocos.

"A dieta mediterrânea (...) não compreende apenas a alimentação, já que é um elemento cultural que propicia a interacção social", disse a Unesco em nota.

A Espanha também é um dos 11 países que apresentaram a candidatura aceita de inscrever a cetraria (falcoaria) como património histórico vivo.

A "lista do património cultural imaterial da humanidade" foi instituída por uma Convenção assinada em 2003, ratificada até agora por 132 países e cujo objectivo é proteger culturas e tradições populares, da mesma maneira que lugares e monumentos.

Fonte: Folha


Publicidade




Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza