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Turismo de Portugal estuda boas práticas na energia, água e resíduos
| Por Pedro Vacas


Turismo de Portugal estuda boas práticas na energia, água e resíduos

Os empreendimentos turísticos de Lisboa e Alentejo são os que, de uma forma global, melhor utilizam os recursos energéticos, segundo as conclusões do inquérito Boas Práticas Ambientais desenvolvido pelo Turismo de Portugal junto de mais de mil empreendimentos turísticos a nível nacional.

Mais de 95% dos empreendimentos destas regiões possuem climatização com intensidade regulável pelo cliente e cerca de 77% têm ar condicionado eficiente (classe A ou B), medidas de extrema importância para minimizar os consumos.

O Alentejo destaca-se também pelo aproveitamento da energia solar para o aquecimento de água, presente em 42% dos hotéis analisados.

Na área da redução do consumo de água, os hotéis de Lisboa ocupam uma posição de destaque no País, em particular pela utilização de redutores de caudal nas torneiras/chuveiros (84% dos hotéis).

As conclusões do inquérito – disponíveis nas páginas seguintes - revelam o contributo crescente das unidades de alojamento para afirmar Portugal como destino turístico sustentável.

Os principais resultados do inquérito “Impacte Ambiental e Responsabilidade Social dos Empreendimentos Turísticos” integram o Relatório de Sustentabilidade de 2010 do Turismo de Portugal, que acaba de ser disponibilizado na sua terceira edição. Este relatório, pioneiro a nível mundial no setor e na Administração Pública nacional, analisa a evolução do desempenho das atividades características do turismo em Portugal e reforça o papel do Instituto enquanto exemplo de boas práticas para o setor. Está disponível no link.

Recentemente, o Instituto ficou bem posicionado entre as entidades públicas mais sustentáveis do País, no âmbito do Prémio “Desenvolvimento Sustentável 2010/11”, desenvolvido pela consultora Heidrick & Struggles.

O desempenho ambiental, social e de gestão do Turismo de Portugal está acima da média da Administração Pública, com destaque para o desenvolvimento do capital humano, a prática laboral, o código de conduta, o relacionamento com as partes interessadas e o reporte social e ambiental.

Fonte: Turismo de Portugal


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