zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

água

Dispositivo electrónico que indica água potável
| Por Pedro Vacas


A escassez mundial de água potável é um grave problema, embora em muitos casos haja uma simples solução - basta deixar a água contaminada ao sol, dentro de garrafas de plástico, e deixar que o calor do sol e os raios ultravioleta purifiquem-na.

Esta abordagem é conhecida como SODIS (SOlar DISinfection), e retira 99,9 por cento das bactérias e vírus - resultados semelhantes àqueles obtidos pelo cloro.

Infelizmente, porém, não há nenhuma maneira confiável de saber quando é que a água atinge um nível seguro de pureza.

Agora, quatro estudantes de engenharia da Universidade de Washington criaram um dispositivo simples e barato que faz exactamente isso.

Os alunos participaram num concurso promovido pela InnoCentive Inc. , uma organização que desafia técnicos e qualquer pessoa a enviar soluções tendo a oportunidade de ganhar prémios em dinheiro.

Os alunos, Chin Cheng Jung, Charlie Matlack, Penny Huang e Jacqueline Linnes, desenvolveram um simples dispositivo que pisca quando expostos à luz.

SODIS

Quando conectado a uma garrafa de água monitoriza a quantidade de luz que passa através da água. O dispositivo avisa quando as partículas ainda estão a obstruir o fluxo de luz, e pára de piscar quando a água é segura para beber.

Um sensor faz com que o dispositivo detecte quando está instalado numa garrafa, evitando que estivesse sempre a funcionar.

Estima-se que as peças para cada aparelho custem cerca de 3,40 dólares, embora o volume de procura possa baixar esse valor.

Os seus criadores estão à procura de investidores que queiram apostar no produto e desenvolve-lo em série.

Fonte: gizmag


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

Comentários

Nome:
agostinho
Comentário:
mais um
17/01/2011 - 23:25:40

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza