zona de empresas registar empresa

◀ voltar atrás

natureza

Águia-pesqueira volta a Portugal
| Por Pedro Vacas


Águia-pesqueira volta a Portugal através de projecto de recuperação no Alqueva Lisboa.

A águia pesqueira Pandion haliaetus encontra-se extinta em Portugal. A última vez que nidificou foi em 2002, por isso a sua recuperação natural não era possível. Este facto levou uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, em parceria com a EDP, com a colaboração institucional do ICNB, e com a participação de várias entidades públicas e privadas, a desenvolver um projecto de reintrodução da água pesqueira em Portugal.

O processo de reintrodução da espécie começou com a chegada, durante o mês de Julho, das 10 primeiras águias jovens a Portugal, cinco delas vindas da Suécia e outras cinco da Finlândia. Os juvenis foram transportados até ao Alqueva, onde permanecerão inicialmente instalados em gaiolas, de modo a se adaptarem às condições climáticas locais. Posteriormente, serão libertados naquela parte do Alentejo, com a expectativa de que saibam conseguir o seu alimento através da pesca e dispersem pela zona do Alqueva. As águias deverão migrar para África no inverno e regressar no ano seguinte.

O projecto do CIBIO prevê a chegada de 10 aves por ano, durante os próximos cinco anos, esperando assegurar a criação de um núcleo reprodutor inicial, a partir do qual se pode promover a recolonização progressiva das áreas históricas de ocorrência da espécie".

O habitat original das águias eram as costas marítimas, mas com a alteração introduzida pelos homens nestas zonas, as barragens e os grandes estuários, como o Tejo e o Sado, reúnem mais condições para a reintrodução.

Fonte: icnb

Se gostou desta notícia acompanhe-nos no facebook.


Publicidade


Se gostou deste post acompanhe-nos no Facebook e comente!

Gostou do que leu? Deixe seu comentário.

Anti-spam

Por favor, transcreva o seguinte código no espaço a seguir:

Captxa

◀ voltar atrás

Eco Info
Directório
Newsletter
Contacte-nos

errrr

   

Sponsors | Parceiros Pela Natureza

 
Sponsors Pela Natureza
Parceiros Pela Natureza